De que fala o filme?

Neste dia 09/12, a SESSÃO DA QUINTA do ÁGUA CINE apresenta o filme MACUNAÍMA, adaptação para o cinema da obra de Mário de Andrade. A literatura desse escritor faz parte do Modernismo brasileiro, momento em que a literatura brasileira se volta para as questões referentes à cultura nacional. Mário de Andrade subverte o conceito de cultura, a começar pela própria imagem do herói nacional. Macunaíma é um "herói" preguiçoso; quando criança, por causa da preguiça, levou muito tempo para falar; suas primeiras palavras são justamente "ai, que preguiça". Diante disso, mesmo antes de assistir o filme, vale a pena refletir sobre a pergunta: o que é cultura?

PENSE NISSO E RESPONDA A ENQUETE DA SEMANA!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ANIMAÇÕES PARA ADULTOS

Neste dia 23 de dezembro, a SESSÃO DA QUINTA convida os maiores de 18 anos para ver os nove curtas de animação que compõem o ANIMAÇÕES PARA ADULTOS 2.
A produção brasileira de animação experimenta, desde início dos anos 2000, tamanho crescimento que já é capaz de se dividir em inúmeros gêneros. Animação não é mais o gênero; é apenas o meio para se contar histórias de terror, romance, ação e um dos pontos altos da realização nacional animada é o humor - seja dsenhado ou em stop motion, o texto é tão divertido quanto a hilária imagem que o acompanha.
A coletânea ANIMAÇÕES PARA ADULTOS 2 reúne nove curtas: Sushiman, Essa animação não tem nome, Santa de casa, Almas em chamas, Quando Jorge foi à guerra, Os três porquinhos, Cidade fantasma, Biribinha atômica e Hotel do coração partido.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

BICHO DE SETE CABEÇAS

Neste dia 16, a SESSÃO DA QUINTA traz mais um longa nacional para a tela do ÁGUA CINE:
Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisséia vivida por Neto, um adolescende de classe média, que leva uma vida normal até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas a gota d'água que deflagra a tragédia da família.
Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda, desumana, em que as pessoas são devoradas por um sistema manicomial corrupto e cruel.
VENHA SE REVOLTAR COM ESSA REALIDADE!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MACUNAÍMA

A SESSÃO DA QUINTA do próximo dia 09 traz MACUNAÍMA, filme emblemático, do final da década de 1960, que inova a estética do movimento cinemanovista ao incorporar elementos da chanchada, através da atuação de Grande Otelo (foto), e transfigurar fatos da vida política, que invadem o relato épico das andanças de seu protagonista entre figuras da mitologia popular brasileira.

Macunaíma é a história de um anti-herói, ou "um herói sem nenhum caráter", nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.
Segundo Luiz Joaquim, crítico de cinema do jornal Folha de Pernambuco, o filme fala do Brasil e do brasileiro fazendo-o rir de sua moral, virtude e vício.
VENHA CONHECER O BRASIL!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CURTAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA


Nesse dia 02/12, o ÁGUA CINE realiza pela primeira vez em sua SESSÃO DA QUINTA uma exibição destinada ao público infantil. A sessão, composta por oito curtas de animação, integra o Circuito Anima + Cultura.
Gilda e Gilberto é baseado num texto de Rubem Alves; conta a história de uma águia que é criada como galinha; um dia, porém, com a ajuda de um companheiro, ela descobre sua verdadeira espécie e aptidões.
Bartô traz como tema principal a destruição da natureza; um bode é o protagonista da história, da qual participam também uma árvore e um lenhador.
O povo atrás do muro reflete sobre a questão da convivência entre as diferenças.
A história de Calango se passa nas falésias de Canoa Quebrada.
Muitas perguntas e reflexões acerca das coisas do mundo compõem A bruxinha Lili.
Os personagens de O veado e a onça são feitos com dobraduras.
O vento tem o ritmo do vento.
E Docinhos deixa o espectador com água na boca.

VENHA RIR, BRINCAR E PENSAR COM ESSES PERSONAGENS.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

EDIFÍCIO MASTER

Para a sessão da próxima quinta, dia 25, optamos por exibir um DOCUMENTÁRIO, já que, até aqui, temos privilegiado na SESSÃO DA QUINTA os longas de ficção. O filme escolhido não poderia ter sido melhor: EDIFÍCIO MASTER é de um dos mais reconhecidos documentaristas brasileiros, Eduardo Coutinho, e foi o melhor filme documentário do Festival de Gramado 2002.
Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.
Os moradores expressam seus dramas (e tragédias) pessoais, com emoção e sensibilidade: uma jovem diz ter sociofobia; outra é mãe solteira e garota de programa; uma outra, estudante e solitária.
De forma magistral, Coutinho consegue retirar das pessoas, preciosas declarações de vida e de morte, de sonhos e frustrações: um dos personagens (foto acima) canta Frank Sinatra, que chegou a conhecer pessoalmente; outra, chegou a atender a esposa de Roberto Marinho e teve contato com a high-society carioca; e um ex-ator de cinema da boca do lixo se aposentou por invalidez devido a acidente de trabalho.

VENHA CONHECER A REALIDADE DE UMA METRÓPOLE POR UM ÂNGULO QUE VOCÊ NUNCA VIU!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS

Os visitantes da página do ÁGUA CINE votaram, e neste dia 18 de novembro, a SESSÃO DA QUINTA exibe o filme CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS. A produção é bem recente, 2005, e traz Peter Ketnath e João Miguel como protagonistas. No filme, que se passa em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio "milagroso". Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nessa jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.
VENHA COM A GENTE DE CARONA COM JOHANN E RANULPHO!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA; O CRIME DE IMAGEM; A SAGA DA ASA BRANCA e A JOÃO GUIMARÃES ROSA.

Na Sessão da Quinta deste dia 11 de Novembro, o ÁGUA CINE CLUBE apresenta quatro curtas, todos com algum tipo de identificação com o sertão.
O primeiro deles, A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA, conta a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior, sem saber que esse encontro iria mudar a sua vida para sempre.
Já o filme de Lírio Ferreira (foto), O CRIME DA IMAGEM, uma viagem simulada por um sertanejo desconfiado da fidelidade da esposa tem desfecho trágico. Trata-se de um episódio lendário sobre Antônio Conselheiro, antes de se tornar um líder político-místico-religioso.















Em A SAGA DA ASA BRANCA temos um "semidocumentário" em desenho animado, que retrata o pássaro e o sertanejo com sua mulher, partindo de sua terra com a chegada da estiagem. Com texto e narração de Humberto Teixeira, compositor da música 'Asa branca', foi este o único trabalho de Humberto Teixeira no cinema e também seu último trabalho.
Encerrando a sessão desta quinta, A JOÃO GUIMARÃES ROSA traz imagens do sertão mineiro (tipos humanos, aspectos geográficos, afazeres domésticos) e trechos narrados do romance 'Grande Sertão: Veredas' (foto da 4ª edição do livro).



VENHA ADENTRAR NO SERTÃO POR DIVERSOS ÂNGULOS, HISTÓRIAS E PERSONAGENS.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O HOMEM QUE VIROU SUCO

A sessão da Quinta deste dia 04 de Novembro traz ao público do Olho d'Água da Bica o filme O HOMEM QUE VIROU SUCO. Na trama, um assassino e um cantador são confundidos. Iguais na aparência, ambos também se aproximam no fato de serem nordestinos que vêm a São Paulo em busca de melhores condições de vida, mas onde só encontram humilhação, desprezo pela terra onde nasceram, pelo seu jeito de viver e a sua cultura. Deraldo é poeta popular que se recusa a baixar a cabeça para as ordens e a prepotências de seus patrões; passando por diversos empregos, ele se mostrará inconformado às diversas injustiças sofridas por ele e/ou por seus companheiros de trabalho. Confundido com um operário que assassinou o próprio patrão, Deraldo investigará a história desse assassino para construir um cordel sobre o homem nordestino massacrado pela cidade grande.
VENHA SABER QUE SUCO É ESSE NO QUAL ESSE HOMEM SE TRANSFORMA!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A HORA DA ESTRELA

Na Sessão da Quinta deste dia 28 de Outubro, o ÁGUA CINE CLUBE traz o filme A HORA DA ESTRELA. Baseado na obra da escritora Clarice Lispector, o filme conta a história de Macabéa, uma jovem órfã, só no mundo, aos 19 anos; analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que todo o tempo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulda. Toma aspirina para ver se passa. Veste então as máscaras, mas não lhe caem bem.
VENHA SE EMOCIONAR COM A HISTÓRIA DE MACABÉA!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SESSÃO INAUGURAL

Neste dia 21, quinta-feira, no Salão do Peti do Olho dÁgua da Bica, foi realizada a primeira sessão de cinema do ÁGUA CINE CLUBE. Na ocasião foram exibidas diversas entrevistas realizadas durante as gravações do documentário A PÉ PA BICA. No domingo anterior, dia 17, o referido documentário fora exibido na Praça dos Romeiros. Por isso, a sessão inaugural optou por exibir outras imagens além das que de fato foram utilizadas no curta A PÉ PA BICA. Dentre as entrevistas assistidas estão as de moradores da própria comunidade: Seu Alberico, Seu Hilário Viana, D. Maria de Fátima, D. Rosa etc. Os depoimentos desses moradores relatam histórias da Festa de Nossa Senhora da Saúde, descrevem a realização desse festejo, como a comunidade se transforma nesse período, como ela recebe os muitos romeiros e visitantes e quais os atrativos dessa que é a 3ª maior romaria do estado do Ceará.
A sessão inaugural do ÁGUA CINE CLUBE trouxe a comunidade do Olho d'Água da Bica para a tela do cinema, transformando seus habitantes em personagens de cinema. Assim, trazendo para a tela a sua própria gente e o seu lugar, procurou-se atrair o público para uma programação que desejamos se torne a mais frequentada das quintas-feiras do Olho d'Água da Bica.