De que fala o filme?

Neste dia 09/12, a SESSÃO DA QUINTA do ÁGUA CINE apresenta o filme MACUNAÍMA, adaptação para o cinema da obra de Mário de Andrade. A literatura desse escritor faz parte do Modernismo brasileiro, momento em que a literatura brasileira se volta para as questões referentes à cultura nacional. Mário de Andrade subverte o conceito de cultura, a começar pela própria imagem do herói nacional. Macunaíma é um "herói" preguiçoso; quando criança, por causa da preguiça, levou muito tempo para falar; suas primeiras palavras são justamente "ai, que preguiça". Diante disso, mesmo antes de assistir o filme, vale a pena refletir sobre a pergunta: o que é cultura?

PENSE NISSO E RESPONDA A ENQUETE DA SEMANA!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SESSÃO INAUGURAL

Neste dia 21, quinta-feira, no Salão do Peti do Olho dÁgua da Bica, foi realizada a primeira sessão de cinema do ÁGUA CINE CLUBE. Na ocasião foram exibidas diversas entrevistas realizadas durante as gravações do documentário A PÉ PA BICA. No domingo anterior, dia 17, o referido documentário fora exibido na Praça dos Romeiros. Por isso, a sessão inaugural optou por exibir outras imagens além das que de fato foram utilizadas no curta A PÉ PA BICA. Dentre as entrevistas assistidas estão as de moradores da própria comunidade: Seu Alberico, Seu Hilário Viana, D. Maria de Fátima, D. Rosa etc. Os depoimentos desses moradores relatam histórias da Festa de Nossa Senhora da Saúde, descrevem a realização desse festejo, como a comunidade se transforma nesse período, como ela recebe os muitos romeiros e visitantes e quais os atrativos dessa que é a 3ª maior romaria do estado do Ceará.
A sessão inaugural do ÁGUA CINE CLUBE trouxe a comunidade do Olho d'Água da Bica para a tela do cinema, transformando seus habitantes em personagens de cinema. Assim, trazendo para a tela a sua própria gente e o seu lugar, procurou-se atrair o público para uma programação que desejamos se torne a mais frequentada das quintas-feiras do Olho d'Água da Bica.

Nenhum comentário: