De que fala o filme?

Neste dia 09/12, a SESSÃO DA QUINTA do ÁGUA CINE apresenta o filme MACUNAÍMA, adaptação para o cinema da obra de Mário de Andrade. A literatura desse escritor faz parte do Modernismo brasileiro, momento em que a literatura brasileira se volta para as questões referentes à cultura nacional. Mário de Andrade subverte o conceito de cultura, a começar pela própria imagem do herói nacional. Macunaíma é um "herói" preguiçoso; quando criança, por causa da preguiça, levou muito tempo para falar; suas primeiras palavras são justamente "ai, que preguiça". Diante disso, mesmo antes de assistir o filme, vale a pena refletir sobre a pergunta: o que é cultura?

PENSE NISSO E RESPONDA A ENQUETE DA SEMANA!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MACUNAÍMA

A SESSÃO DA QUINTA do próximo dia 09 traz MACUNAÍMA, filme emblemático, do final da década de 1960, que inova a estética do movimento cinemanovista ao incorporar elementos da chanchada, através da atuação de Grande Otelo (foto), e transfigurar fatos da vida política, que invadem o relato épico das andanças de seu protagonista entre figuras da mitologia popular brasileira.

Macunaíma é a história de um anti-herói, ou "um herói sem nenhum caráter", nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.
Segundo Luiz Joaquim, crítico de cinema do jornal Folha de Pernambuco, o filme fala do Brasil e do brasileiro fazendo-o rir de sua moral, virtude e vício.
VENHA CONHECER O BRASIL!

Nenhum comentário: