De que fala o filme?

Neste dia 09/12, a SESSÃO DA QUINTA do ÁGUA CINE apresenta o filme MACUNAÍMA, adaptação para o cinema da obra de Mário de Andrade. A literatura desse escritor faz parte do Modernismo brasileiro, momento em que a literatura brasileira se volta para as questões referentes à cultura nacional. Mário de Andrade subverte o conceito de cultura, a começar pela própria imagem do herói nacional. Macunaíma é um "herói" preguiçoso; quando criança, por causa da preguiça, levou muito tempo para falar; suas primeiras palavras são justamente "ai, que preguiça". Diante disso, mesmo antes de assistir o filme, vale a pena refletir sobre a pergunta: o que é cultura?

PENSE NISSO E RESPONDA A ENQUETE DA SEMANA!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS

Os visitantes da página do ÁGUA CINE votaram, e neste dia 18 de novembro, a SESSÃO DA QUINTA exibe o filme CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS. A produção é bem recente, 2005, e traz Peter Ketnath e João Miguel como protagonistas. No filme, que se passa em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio "milagroso". Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nessa jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.
VENHA COM A GENTE DE CARONA COM JOHANN E RANULPHO!

Nenhum comentário: